Nossa História

Sobre nós

Tudo começou em fevereiro de 2008, quando a Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, abriu suas portas para uma turma de jovens entusiasmados, vindos dos diferentes estados do país.

Eram adolescentes com idades de 13 a 16 anos, contemplados com a oportunidade de inaugurar uma experiência inovadora no cenário da educação no Brasil: ensino médio em tempo integral, em escola-residência, com excelência de qualidade.

A realização deste projeto pioneiro partiu da iniciativa de Antonio Oliveira Santos, então presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), que reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania.

Seu objetivo declarado era: “Incluir jovens brasileiros na sociedade do conhecimento, com ênfase na educação para a vida”. O projeto acompanha a diretriz institucional do Sesc – Entidade mantenedora da Escola por meio do seu Departamento Nacional – que, desde a sua fundação, em 1946, privilegia a ação educativa, atendendo comerciários e trabalhadores do setor terciário e seus dependentes, e membros da sociedade em geral.

Hoje, o Polo Educacional Sesc abarca diferentes iniciativas do Sesc na área de educação. São elas:

– ESEM: Escola Sesc de Ensino Médio

– ESAD: Escola Sesc de Artes Dramáticas

– PTED: Programa de Tutoria Educacional a Distância

– Revisional ENEM

– Formação de professores e estágios de licenciatura

– Cursos livres de esportes e línguas estrangeiras

– Projeto Social e ações com as comunidades do entorno